COLEÇÃO CADERNOS DO RESPEITAR

O material Respeitar é Preciso! foi produzido pela equipe de educação do Instituto Vladimir Herzog com base em uma pesquisa realizada com professoras e professores, estudantes, gestoras e gestores, profissionais de apoio, familiares e outros atores das comunidades escolares.

A coleção é composta por sete volumes e aborda temas relacionados aos valores da educação em direitos humanos no contexto do convívio escolar e que se mostram urgentes de serem trabalhados: EDH para todas as idades; Respeito na Escola; Diversidade e Discriminação; Respeito e Humilhação; Sujeitos de Direito; Democracia na Escola e Mediação de Conflitos.

Nos cadernos há sugestões de atividades e reflexões para serem feitas com o propósito de aprimorar as relações existentes na escola e seu entorno.

 

RESPEITO NA ESCOLA

As atividades deste caderno foram elaboradas com a finalidade de subsidiar os educadores na promoção de um movimento formativo, coletivo e autônomo, que repercuta na qualidade da vida cotidiana de todos os integrantes da comunidade escolar.

Clique aqui para baixar gratuitamente

 

EDH PARA TODAS AS IDADES

Este caderno, intitulado EDH para Todas as Idades, faz parte da terceira edição do conjunto de publicações do Projeto Respeitar é Preciso!, que busca compartilhar orientações, subsídios e sugestões para implementar a cultura da Educação em Direitos Humanos (EDH) nas escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo. Além das ações de formação, esse projeto conta, nesta edição, com sete cadernos (Respeito na Escola, EDH para Todas as Idades, Sujeitos de Direito, Democracia na Escola, Diversidade e Discriminação, Respeito e Humilhação e Mediação de Conflitos), que foram atualizados e reorganizados.

Clique aqui para baixar gratuitamente

 

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

Mediação de Conflitos é tomada aqui como uma ideia, uma concepção para orientar as práticas cotidianas de todos os educadores e, com isso, construir uma cultura educacional para compreender e atuar nas situações do dia a dia que compõem o convívio escolar.

Essa cultura é a própria Educação em Direitos Humanos, baseada no ensino dos valores da dignidade humana, da justiça, da solidariedade e do respeito mútuo.

Clique aqui para baixar gratuitamente

 

DEMOCRACIA NA ESCOLA

O objetivo do caderno Democracia na Escola é contribuir para a articulação da reflexão teórica e das práticas pedagógicas de orientação democrática, com a intenção de subsidiar as educadoras e os educadores na construção da escola como espaço participativo e de Educação em Direitos Humanos para todas e todos.

Clique aqui para baixar gratuitamente

 

SUJEITOS DE DIREITOS

Este caderno traz o desafio de abordar o tema “sujeitos de direito”, noção aparentemente abstrata, mas que ganha sentido no campo educacional. Esse tema tem especial importância para a constituição de uma sociedade democrática.

Para que a democracia “funcione” segundo os princípios dos Direitos Humanos, para que se efetive na vida real, além das regras formais, é preciso que as cidadãs e os cidadãos (todas e todos nós) escolham viver de acordo com esses princípios e afirmar seus valores, assumir o reconhecimento da importância da sua implementação e a defesa contra a sua violação.

Clique aqui para baixar gratuitamente

 

RESPEITO E HUMILHAÇÃO

No caderno Respeito e Humilhação, o tema é tratado do ponto de vista das relações interpessoais e das práticas no cotidiano escolar como elas acontecem e quais consequências negativas trazem, não apenas para cada indivíduo humilhado, mas para a escola.

A escola perde com o isolamento e com o possível ressentimento das vítimas, que podem desistir da participação no coletivo, e também perde quando o ambiente fica pesado ou insensível diante da recorrência de casos penosos. Contudo, há maneiras eficazes e respeitosas para o enfrentamento desses problemas.

Clique aqui para baixar gratuitamente

 

DIVERSIDADE E DISCRIMINAÇÃO

Preconceitos e discriminações são produzidos social e historicamente e perpassam os diferentes âmbitos da vida coletiva, estando presentes também no convívio escolar.

O Projeto Respeitar é Preciso! entende essa questão como um ponto fundamental da Educação em Direitos Humanos e, no caderno Diversidade e Discriminação, traz uma abordagem geral da discriminação de todo e qualquer tipo, do respeito ao outro e a si próprio, do convívio pacífico e, principalmente, da valorização da diversidade.

Clique aqui para baixar gratuitamente