Brasileiros correm “grave perigo” com Bolsonaro, diz documento da Human Rights Watc

A organização afirma no documento que Bolsonaro “age de forma irresponsável disseminando informações equivocadas sobre a pandemia”

Por Redação

‌Relatório da Human Rights Watch, ONG que defende e pesquisa os direitos humanos, divulgado neste sábado (11), diz que o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ) está colocando os brasileiros em “grave perigo ao incitá-los a não seguir o distanciamento social” para conter a transmissão da Covid-19.

A organização afirma no documento que Bolsonaro “age de forma irresponsável disseminando informações equivocadas sobre a pandemia”.

‌O diretor da Divisão das Américas da Human Rights Watch, José Miguel Vivanco, diz no comunicado que “Bolsonaro tem sabotado os esforços dos governadores e do seu próprio Ministério da Saúde para conter a disseminação da Covid-19, colocando em risco a vida e a saúde dos brasileiros”, diz

“Para evitar mortes com essa pandemia, os líderes devem garantir que as pessoas tenham acesso a informações precisas, baseadas em evidências, e essenciais para proteger sua saúde. O presidente Bolsonaro está fazendo tudo, menos isso”, afirma.

‌O relatório diz que o presidente tem minimizado a gravidade da Covid-19 desde o início da crise e cita declarações nas quais ele chama a doença de “gripezinha” e “fantasia” criada pela imprensa.

‌“O presidente Bolsonaro tem repetidamente desconsiderado as recomendações de distanciamento social e incentivado as pessoas que não são ‘idosas’ a fazerem o mesmo, colocando-as em risco de contágio”, afirma o relatório.

‌O Planalto não quis comentar as críticas feitas pela ONG.

Com informações da Folha

‌Fonte: https://revistaforum.com.br/coronavirus/brasileiros-correm-grave-perigo-com-bolsonaro-diz-documento-da-human-rights-watch/amp/?__twitter_impression=true