Carta de Princípios

EDUCAR EM TEMPOS DIFÍCEIS
MOVIMENTO SÓCIO-EDUCATIVO
MSE

O Movimento Sócio-educativo (MSE) que estamos construindo é fruto do dinamismo da Proposta Sócio-Educativa da Instituição Teresiana na América – EDUCAR EM TEMPOS DIFÍCEIS – que quer ser uma resposta para o momento atual às inquietações, sonhos, desejos e apostas de educadores e educadoras no potencial humanizador e transformador da educação em suas diferentes expressões. O MSE tem por base os seguintes princípios:

1. O Movimento Sócio-educativo “EDUCAR EM TEMPOS DIFÍCEIS” tem como finalidade reunir mulheres e homens jovens e adultos, que, por meio de seus trabalhos e profissões se mostram sensíveis aos persistentes indicadores de desigualdade, discriminação e exclusão presentes em nossas sociedades, assim como desejosos de construir alternativas que afirmem a justiça, a igualdade, a solidariedade e uma cidadania ativa, a partir de sua presença em mediações sócio-educativas.

2. Acreditamos que este é o momento oportuno para que nós, educadores e educadoras do continente, da educação formal e não formal, nos âmbitos públicos e privados, unamos nossas forças para a construção deste movimento que tem como eixo central de suas ações a afirmação do direito a uma educação de qualidade para tod@s, uma educação que promova a igualdade, a equidade, o reconhecimento da diversidade (sócio-cultural. étnica, de gênero, entre outras), a justiça social e os direitos humanos no continente, e que assume um enfoque humanizador e transformador, alternativo às tendências dominantes em nossas sociedades.

3. A construção de novos paradigmas para a educação, que ofereçam respostas adequadas para a complexa problemática de nosso tempo se faz cada dia mais urgente. Acreditamos que são os educadores e educadoras os principais protagonistas dessas buscas, que exigem um pensar e atuar conjunto, reflexivo, crítico e propositivo.

4. Neste sentido, concebemos o Movimento Sócio-educativo como um processo dinâmico que já está sendo construído a partir da realidade de cada país, tendo alguns elementos que o identificam.

  • articula realidades locais com uma perspectiva continental e global;
  • quer ser plural, reflexivo, participativo, inclusivo, ágil, flexível, inter-religioso e democrático;
  • propõe-se a contribuir ativamente na construção de políticas públicas que promovam uma qualidade educativa multidimensional para todos/as;
  • estimula a participação em redes e intercâmbios com outros movimentos afins.

5. O MSE promove de modo especial quatro aspectos:

  • Uma leitura sempre atualizada do contexto do continente e de cada realidade local;
  • O aprofundamento e a discussão de questões relativas ao direito à educação e suas conseqüências tanto no âmbito da educação formal como não formal, assim como de diferentes temas e enfoques educativos atuais (questões de gênero, étnico-raciais, interculturais, do meio ambiente, tecnologias da informação e comunicação, entre outras);
  • O intercâmbio de experiências desenvolvidas em diferentes âmbitos e países;
  • O acompanhamento crítico e propositivo das políticas públicas, especialmente daquelas de caráter sócio-educativo.

6. O MSE tem como principal foco de atuação:

  • A formação continuada de educadores/as;
  • A realização de ações e o desenvolvimento de processos que tenham incidência nas políticas públicas dos âmbitos sócio-educativos.

7. O MSE tem um caráter multidimensional. Procura desenvolver de modo articulado as dimensões política, sócio-cultural, pedagógica e transcendente das práticas educativas. Promove também uma visão inter-relacionada dos diversos aspectos educativos, a nível local, nacional e continental.

8. Os membros do MSE são educadores e educadoras que atuam em âmbitos da educação formal e não formal, tanto em espaços públicos quanto privados, em todos os níveis e modalidades.

9. Vincular-se ao MSE supõe uma adesão pessoal e o comprometimento com a presente Carta de Princípios.

O MSE quer ser um espaço de construção coletiva, de diálogo e intercâmbio, um espaço para que nós, educadores e educadoras, possamos sonhar, criar e unir forças na construção de uma educação comprometida com os processos de humanização e transformação do nosso país e do continente em sua globalidade.

CONTAMOS COM VOCÊ!
UNA-SE AO MSE!
JUNTOS/AS CONSTRUIREMOS
UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TOD@S!

Lima, 2 de Novembro de 2008.