História

MOVIMENTO SOCIOEDUCATIVO “EDUCAR EM TEMPOS DIFÍCEIS”

“Educar em Tempos Difíceis” é um movimento socioeducativo continental orientado à promoção de uma educação de qualidade, humanizadora, transformadora e intercultural, que tem como foco principal a formação permanente de educadores e educadoras e a incidência em políticas públicas. Inspirado no pensamento educativo de Pedro Poveda, educador espanhol que viveu na primeira metade do século vinte, aglutina educadores/as que atuam tanto na educação formal como não formal, em centros educativos e projetos sociais.

O Movimento Socioeducativo (MSE) começa a gestar-se com a elaboração, implementação e desenvolvimento da Proposta Socioeducativa para a América Latina “Educar em Tempos Difíceis”, que vem sendo trabalhada desde o ano de 2002 e quer ser resposta nos tempos atuais às inquietudes, sonhos, desejos e apostas de educadores e educadoras no potencial humanizador e transformador da educação em suas diferentes expressões e âmbitos. Como fruto deste processo em 2008 nasce o MSE, afirmando a centralidade do papel dos educadores e educadoras, que são os principais protagonistas dessas buscas que exigem um pensar e atuar conjunto, reflexivo, crítico e propositivo.

Atualmente está presente em doze países do continente americano e seu processo de desenvolvimento e construção se dá a partir da realidade concreta. Realiza seminários, tanto no âmbito nacional como continental, promove intercâmbios e estágios, publicações e outras estratégias orientadas a manter uma relação sistemática entre seus participantes e o debate atualizado sobre os rumos da educação e as questões que desafiam a busca incessante de uma educação que atenda aos anseios de justiça e reconhecimento de nossos povos. A Carta de Princípios, um dos elementos que configura sua identidade e contribui para dar coesão a seu desenvolvimento no continente, está disponível neste site em três idiomas (espanhol, inglês e português).

No Brasil o movimento se encontra presente no Estado do Rio de Janeiro e São Paulo, abarcando diferentes cidades, mas suas bases principais, neste momento, estão localizadas nas cidades do Rio de Janeiro e Campinas. O MSE-Brasil tem como principal foco de atuação a formação permanente de educadores/as e a realização de ações e processos que tenham incidência nas políticas públicas de âmbitos socioeducativos. Neste sentido, utiliza duas estratégias combinadas e complementares entre si: o desenvolvimento de um programa de formação presencial que procura oferecer atividades periódicas que compõem a programação anual do Movimento denominada “Educar em tempos difíceis” e o desta página na web, aberto e livre no espaço virtual.