Programa e Objetivos

PROGRAMA

O Movimento Socioeducativo EDUCAR EM TEMPOS DIFÍCEIS (MSE), de âmbito continental, vem se desenvolvendo no Brasil, desde o ano de 2008, buscando promover uma educação de qualidade para todos e todas e, assim, colaborar na construção de uma sociedade justa e democrática.

A partir dessa perspectiva, promove diferentes atividades de reflexão e intercâmbio de experiências sobre questões que estão presentes nas práticas socioeducativas e se constituem em desafios cotidianos para educadores e
educadoras.

“Políticas Públicas e Educação: sentidos da escola hoje” é o tema do XI Seminário Nacional do MSE-Brasil, que pretende refletir sobre os diferentes sentidos de escola hoje, num contexto fortemente marcado por concepções ultraconservadoras, por um neoliberalismo radical, pelo impacto das novas tecnologias de informação e pelo desmonte de políticas que trouxeram avanços positivos nos processos de democratização e promoção de direitos sociais. Para tanto, é fundamental fortalecer e compartilhar experiências e modos de ensinar e aprender que favoreçam a tessitura de contextos plurais, democráticos e solidários.

OBJETIVOS:

  • Aprofundar a reflexão sobre políticas públicas em educação no Brasil, diante do atual cenário de desmonte dos direitos sociais.
  • Refletir sobre os diferentes sentidos de escola em disputa na sociedade hoje.
  • Compartilhar práticas e experiências educativas que permitam responder aos desafios da contemporaneidade numa perspectiva crítica e humanizadora.