Lula sanciona lei que cria dia de homenagem a vítimas da Covid-19

Ato foi marcado por críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro

Por Sérgio Roxo — Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira um projeto de lei que cria o dia de homenagem às vítimas da Covid-19. O ato, realizado no Palácio do Planalto, foi marcado por críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

O dia escolhido foi 12 de março, data do registro da primeira morte por Covid no Brasil em 2020, em São Paulo. O texto é de autoria do líder do PT na Câmara, Pedro Uczai (SC).

— Só tem sentido a gente criar alguma coisa para lembrar o passado se a gente conseguir cravar o nome de quem foi responsável. Eu nunca pessoalmente acusei o ex-presidente. Eu partia do pressuposto de que ele podia não entender nada, porque muitas vezes as falas deles na televisão eram demonstração de uma ignorância absoluta sobre o assunto — disse Lula, durante o evento de sanção da lei.

O presidente afirmou ainda que Bolsonaro deveria ter criado um comitê com especialistas para discutir a doença.

— Ele colocou três ministros, que apena o primeiro entendia um pouquinho de saúde (Luiz Henrique Mandetta). Outro era vendedor de remédios (Nelson Teich) e o outro era general (Eduardo Pazuello) que a impressão é que não sabia absolutamente nada.

Lula lembrou ainda uma entrevista dada por Bolsonaro em dezembro de 2020 ao canal de Youtube de seu filho Eduardo Bolsonaro.

— Bolsonaro dizia: a pressa da vacina não se justifica. Essa fala foi em entrevista publicada em canal de YouTube do seu filho, aquele fujão que está nos Estados Unidos tentando pregar golpe contra o Brasil.

O presidente lembrou que depois disso outros 500 mil brasileiros ainda morreram vítimas da doença.

A primeira-dama Janja da Silva se emocionou durante a solenidade ao lembrar a perda da mãe. Vani Terezinha Ferreira morreu vítima de Covid-19 em 2020.

https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2026/05/11/lula-sanciona-lei-que-cria-dia-de-homenagem-a-vitimas-da-covid-19.ghtml?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=OGlobo

Lula·

Sancionei hoje a lei que institui o Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19, uma data para homenagear as mais de 700 mil vidas perdidas em decorrência do coronavírus em nosso país. O dia escolhido simbolicamente é o 12 de março, referência ao registro da primeira morte no Brasil, em 2020.

A iniciativa reforça a importância da memória coletiva. Reafirma o compromisso do Estado brasileiro com a defesa da vida, da ciência e do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Ressalta a necessidade da escuta atenta aos especialistas. Uma escuta que, se fosse adotada naquele período, poderia ter evitado milhares de mortes.

Por isso, valorizamos e incentivamos a vacinação. Ampliamos o acesso à imunização. Intensificamos o combate à desinformação, com impacto direto na recuperação da confiança nas vacinas no país. Como resultado, nos últimos três anos, revertemos a queda nas coberturas vacinais. Em 2025, o Brasil registrou aumento no número de crianças vacinadas, e interrompeu a sequência de quedas observada até 2022.

Fonte: https://www.facebook.com/Lula