A taça do mundo é nossa! Assimetrias de cor ou raça no acesso aos serviços de lazer e esporte

Prezado leitor e prezada leitora do “Tempo em Curso”

Informamos com satisfação a divulgação da edição de maio de 2014 do boletim eletrônico mensal do LAESER, já disponível em nosso site .

O tema especial deste mês é a autoavaliação da população brasileira sobre o acesso aos serviços de lazer e esporte no país, bem como uma averiguação acerca das despesas das famílias com cultura e lazer. Tal temática encontra motivação no momento que vive o Brasil, às vésperas de sediar a Copa do Mundo de Futebol 2014 e, dois anos mais tarde, as Olimpíadas de 2016.

Diante da realização destes dois grandes eventos, cabe indagar qual vem a ser o usufruto destes serviços diretamente relacionados à qualidade de vida da população, assim como as assimetrias de cor ou raça que estão presentes no interior destes indicadores.

Para o desenvolvimento deste estudo, foram utilizados de maneira inédita no “Tempo em Curso” os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009 do IBGE. Desta pesquisa, foram extraídos os dados de percepção de condições de vida sobre lazer e esporte, assim como as informações a respeito da despesa média familiar com cultura e lazer.

Como já é habitual, este número traz em seu anexo estatístico os principais indicadores de mercado de trabalho, além de comentários sobre o rendimento médio e taxa de desemprego da PEA total. Ademais, esta edição também comenta a evolução do rendimento habitual médio do trabalho principal nas seis maiores Regiões Metropolitanas. Todos os indicadores do anexo estatístico se referenciam entre março de 2013 e março de 2014, e estão desagregados pelos grupos de cor ou raça e sexo.

Nós do LAESER aguardamos vosso diálogo, críticas e reflexões.

Boa leitura!

Equipe LAESER