Nota contra a privatização das escolas públicas estaduais no Paraná

Confira a nota completa, assinada por diversas entidades de pesquisa, no portal da ANPEd.

💸 Financiar desigualmente um conjunto de escolas que ficará sob a responsabilidade de um “plano de sucesso” elaborado, coordenado e implementado pelo setor privado, cujos princípios se assentam no mercado, é considerar a educação como uma mercadoria qualquer que pode ser negociada e vendida. A privatização pela via da terceirização, segmenta, segrega, produz desvantagem quando se pensa no conjunto da população que frequenta e trabalha na rede estatal aprofundando desigualdades já existentes.

🏫 Dizer sim à escola pública, gerida e financiada pelo estado, é reafirmar o Direito à educação pública, democrática, gratuita e de qualidade socialmente referenciada para todos e todas. Defender e manifestar essa posição é um direito e um compromisso político-social, a sua criminalização é um ato repressivo e antidemocrático. Um governo eficiente, que faz “sucesso” na educação, é aquele que a respeita e cumpre o seu DEVER de educar, não TERCEIRIZA essa responsabilidade a ninguém!

➡️ O governo do estado, além de colocar a gestão da escola, os/as trabalhadores/as da educação e estudantes à disposição do setor privado, os “Sistemas Estaduais de Registro Escolar também ficarão a cargo da Secretaria de Estado da Educação – SEED a expedição de normas para uso.

🔴 O Projeto de Lei tem muitos problemas, tais como relacionar de forma equivocada e impossível uma separação entre “trabalho administrativo e pedagógico”, colocando em xeque o princípio da igualdade de acesso e permanência.

🔗 https://anped.org.br/nota-contra-a-privatizacao-das-escolas-publicas-estaduais-no-parana/